sexta-feira, 23 de maio de 2014

10 DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE


ansiedade
Muitos fatores contribuem para o aparecimento da ansiedade. Cansaço, estresse, irritabilidade, estilo de vida, etc. Para que haja um controle da ansiedade, é necessário consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas do complexo B, ácido pantotênico, e cálcio. Sabemos que existem muitos medicamentos no mercado voltados ao controle da ansiedade, porém, alguns podem tender à dependência.

1. Pratique exercícios

Mesmo que você opte por usar remédios naturais, é necessário que certos hábitos também mudem para que os eles possam surtirem o efeito desejado. E entre essas mudanças de hábitos, certas atividades são extremamente importantes que você adapte ao seu dia, caso você ainda não faça.
Entre essas atividades, está os esportes físicos, a aeróbica, a corrida, enfim, a diversidade de exercícios físicos. Para o controle da ansiedade, é essencial que você tire um momento do dia para a prática de exercícios. A prática libera substâncias como a endorfina, que trazem a sensação de bem estar. É somando novas práticas cotidianas com os medicamentos que você poderá controlar definitivamente a ansiedade.

2. Coma melhor

A alimentação é básica para o estado de humor. A maneira como nos sentimos durante o dia, é muito influenciada pelos alimentos que estamos ingerindo, mesmo que não pareça. Por exemplo, se você se alimenta muito com junk food, ou por preguiça vive a comer nas ruas e barracas de lanches, é certo que essas comidas estão exercendo um peso sobre suas atividades, e seu estado psicológico. Comer bem é essencial, e isso exige uma pesquisa dos alimentos certos.
Mas o problema no nosso caso, é que em muitos casos, a ansiedade aumenta o apetite, e faz com que a pessoa passe a comer compulsivamente. Essa prática tende a prejudicar o metabolismo, e piorar o estado de humor. Por isso essa dica é extremamente importante, pois é necessário não só comer melhor, mas saber O QUE É melhor. A frente, trataremos melhor esse ultimo ponto.

3. Durma bem

As duas primeiras dicas somadas, consequentemente, farão que seu sono melhore significativamente. E isso só lhe trará benefícios. Algumas pessoas que sofrem de ansiedade, apresentam muita dificuldade na hora de dormir. Por isso é de extrema importância seguir todas as dicas juntas, e não se abster de uma só.
Se você tiver dificuldade de dormir, tente algumas técnicas de relaxamento, yoga, ou exercícios de respiração, como explanaremos na próxima dica. Tomar um copo de leite, ou comer ovos também ajudam a dar sono. Outra dica é não fazer atividades que exigem muito da sua cabeça, como cálculos matemáticos. A pratica de exercícios minutos antes de dormir libera a endorfina, que prejudica o sono.

4. Respire e relaxe

Esse é um dos conselhos mais importantes para quem está sofrendo com a ansiedade. Ao invés de fazer alguma coisa, pare e não faça nada. Respirar é simples e exige a desconcentração, algo que alivia. Dedique um momento do seu dia para respirar intensamente. Pode ser até na hora de mais estresse. Uns 10 – 20 minutos diários já lhe ajudariam muito.
Respire devagar e sinta o ar entrar no seu corpo vagarosamente, então, solte-o também com calma. Você se sentirá melhor imediatamente. Analise com calma o processo de respiração, e veja seu corpo melhorar em um instante.
Outra técnica é deitar com os joelhos flexionados e a palma do pé no chão, então você inspira de vagar, e conta até 4. Então, solta o ar lentamente. Você poderá colocar sua mão abaixo do abdômen  nas costelas e no peito, sentindo o ar entrar e sair do seu corpo. Essa prática limpará sua mente, e seu corpo irá se sentir filtrado e calmo.

5. Ocupe a cabeça com coisas boas

Com certeza você tem um hobby. Então, ao invés de você continuar mantendo sua rotina, que está situada na sua ansiedade, querendo ou não, você pode tirar um momento pro descanso. Faça aquilo que você mais gosta, leia um livro, assista TV ou um filme, jogue video game, ou seja, pratique aquilo que lhe traz prazer.
A preocupação com as rotinas são os maiores fatores que causam o estresse, então não há porque ligar para isso. Tire um dia para fazer aquela coisa que há muito tempo você não se dedica, um jogo de tabuleiro ou um instrumento, por exemplo. Você poderá também encontrar novos hobbys, e descobrir coisas novas, que lhe dariam mais motivos para ficar feliz.
E em último caso, valorize mais o ócio com coisas boas, não se dedique demais ao trabalho, e sim à coisas que lhe despertam o lúdico e a alegria de viver.

6. Evitar alguns hábitos

Essa dica é tão básica quanto a pratica de exercícios. Não adianta consumirmos os alimentos corretos, se por outro lado, continuamos a ingerir substâncias que agravam nosso quadro. Certos tipos de comidas, como as com alto teor de gordura, devem ser evitadas.
O fast food, como já foi dito, prejudicaria seu estado de humor. Em geral, alimentos calóricos, principalmente as frituras, potencializam a ansiedade. Outro hábito a ser evitado é o álcool. Algumas pessoas buscam a bebida para se acalmar, o que pode se tornar um erro grave. Essa associação é errônea, pois o álcool não ajudara, e ao contrário, piorará a situação. As vezes o alívio a curto prazo tende a sumir com o passar dos efeitos, como num efeito bola de neve.

7. Carboidratos

Dê atenção especial aos alimentos que são ricos em carboidratos. Essa dica é valiosa se você quer ficar mais saudável a partir da alimentação. Esses alimentos são ricos em energias, o que lhe dará mais disposição na hora de praticar exercícios. Veja a lista de alimentos que contém carboidratos:
  • arroz integral
  • trigo
  • milho
  • aveia
  • tubérculos (batatas, mandioca)
alimentos para ansiedade
Alimentos ricos em carboidratos

8. Tripofano

Essa substância tem uma ação poderosa no combate a depressão. Esse aminoácido antecede a serotonina, que causa o bem estar. Os alimentos ricos em tripofano devem ser explorados no consumo, pois a melhora nos casos de ansiedade é certa. Veja alguns alimentos que contém a substância:
  • legumes
  • mel
  • arroz
  • batata
  • lentilha
  • feijão
  • queijo branco
  • yogurte desnatado
  • banana
  • abacate
  • nozes, castanhas
  • soja

9. Alimentos

Selecionamos algumas recomendações de cardápio que certamente lhe farão melhor. Como já foi dito antes, mudando sua alimentação, e adequando ao seu cardápio certas comidas, você tenderá a ter uma mudança de humor que lhe benifiará. Você apenas deve selecionar o que comer. Veja as sugestões:
Peixe e frutos do mar: pesquisadores americanos chegaram a conclusão que o ômega 3 reduz em até 20% os níeveis de ansiedade. Então aproveite para incluir no seu cardápio muitos frutos do mar, peixes como o atum e o salmão, assim como a sardinha, óleos vegetais, linhaça, etc.
Vitamina C: Ingerindo mais alimentos que possuem a vitamina C, você estará reduzindo a produção de cortisol, o hormônio que causa o estresse. Além disso, os radicais livres estarão mais restritos na ação, essas moléculas costumam agir nos momentos de tensão. Então consuma muito limão, morango, caju, acerola, laranja, bem como brócolis e rúcula.
Magnésio: Um receptor que causa a ansiedade, chamado NMDA, é reduzido quando é consumido alimentos que contém magnésio. Entre esses alimentos, podemos citar grãos integrais, cerais, amêndoas, abacates, nozes, entre outros.

10. Ervas naturais

E por último, o tratamento baseado em ervas naturais. Além de trazer um ótimo resultado, alguns chás podem ainda fazer você emagrecer. Um exemplo é a erva valeriana, três xícaras de chá por dia poderá acalmar e aliviar a tensão muscular, tirando dores dos ombros e das costas. Para fazer o chá, basta colocar ervas de valeriana secas em água fervente.
chá de mel com maracujá também traz os mesmos efeitos. Basta bater 100 ml de polpa de maracujá no liquidificador. Depois basta coar as sementes e acrescentar 100 ml de água e mel à gosto. Para um bom efeito é necessário tomar 6 xícaras por dia.
ATENÇÃO: o remédio é contra indicado para crianças, bem como pessoas que tomam medicamentos como a Fluoxetina. Para utilizar as plantas naturais, é necessário acompanhamento de um profissional experiente na área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário