quinta-feira, 21 de agosto de 2014

CUIDE BEM DO SEU LEÃO


Em vez de matar um

Leão por dia, aprenda

a amar o seu.

Outro dia, tive 

privilégio de fazer

algo que adoro: 

fui almoçar com 

um amigo, hoje 

chegando perto de seus 70 anos.

Gosto disso. São raras as chances que 

temos de escutar suas histórias e absorver um pouco

de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes 

experiências nesta vida.

Depois de um almoço longo, no qual falamos bem 

pouco de negócios mas muito sobre a vida, ele me 

perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do 

que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele: 

"Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por 

dia".


Sua resposta, rápida e afiada, foi: "Não mate seu leão. 

Você deveria mesmo era cuidar dele". 


Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente 

deve ter notado minha surpressa, pois me disse: "Deixe-

me lhe contar uma história que quero compartilhar com 

você". Segue mais ou menos o que consegui lembrar 

da conversa: 

"Pierre, existe um ditado popular antigo que diz que 

temos de "matar um leão por dia". E por muitos anos, 

eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo 

encontrar o tal leão. A vida foi passando e muitas vezes 

me vi repetindo essa frase. 


Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham 

crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas 

sempre me lembrava do tal leão. Afinal, quem não se 

preocupa quando tem de matar um deles por dia? 


Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora 

de meus filhos começarem a tocar a firma. Mas qual não 

foi a minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava 

preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que 

iam desmoronar emocionalmente. Para minha tristeza, 

tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir 

contratar o Paulo, que hoje é nosso diretor geral. 

Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de 

errado no meu plano de sucessão? Hoje, do alto dos 

meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa foi 

do leão". Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o 

leão tinha a ver com a história? 

Ele, olhando para o horizonte, como que tentando 

buscar um passado distante, me disse: "É. Pode ser que 

a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais 

fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus 

filhos eram pequenos, dei tudo para eles. Uma 

educação excelente, oportunidade de morar no exterior, 

estágio em empresas de amigos. Mas ao dar tudo a 

eles, esqueci de dar um leão para cada, que era o mais 

importante.

Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos 

desafios. Com grandes desafios, nos tornamos 

grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos 

pequenos. Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais 

gratos temos de ser. 

Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a 

admirá-lo e a gostar dele. Que a metáfora é importante, 

mas errônea: não devemos matar um leão por dia, mas 

sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o leão em 

nossas vidas morre, começamos a morrer junto com 

ele...”


Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão. 

E o que eram desafios se tornaram oportunidades. Para 

crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que 

vivemos.


Recebi sem indicação da AUTORIA.


ADQUIRA EXCELENTES PRODUTOS NATURAIS NA 

LOJA RIQUEZA NATURAL

ACESSE O LINK

Gostou do artigo,interaja,tire suas dúvidas e mande sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário